PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43683 > DESPEDIDA DO SERVIçO ATIVO MAJOR BRIGADEIRO MADUREIRA SE DESPEDE DO SERVIçO ATIVO

DESPEDIDA DO SERVIçO ATIVO

Major-Brigadeiro Madureira se despede do serviço ativo

Publicado: 2025-01-27 17:19:00
Oficial-General foi homenageado durante cerimônia militar na Base Aérea do Galeão

MB Madureira sedespede do serviço ativo em formatura na Base Aérea do Galeão Após 43 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira, o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior despediu-se do serviço ativo, na quinta-feira (23/01), durante cerimônia militar realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. A solenidade homenageou os principais momentos de sua carreira, marcada pela notável capacitação do militar e pelo contínuo cumprimento das missões em prol da Pátria.

Ao lado de sua família, MB Madueira acompanha desfile da tropaEm seu último cargo, como Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), o Oficial-General contribuiu, significativamente, na coordenação e na implementação de estratégias de apoio logístico e administrativo, essenciais para a eficiência das operações aéreas. Também já havia ocupado outros cargos de grande relevância para a FAB, como o de Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), de Comandante do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), de Diretor de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e de Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa. 

Autoridades militares prestigiaram a despedida do MB MadureiraO Major-Brigadeiro Madureira também atuou na Aviação de Transporte, servindo em vários Esquadrões e comandando a Base Aérea do Galeão e o Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), o Esquadrão Rumba. O ex-comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, que presidiu a cerimônia, destacou que a escolha do local de despedida, a BAGL, deveu-se ao longo histórico de atuação do homenageado na unidade. 

Brigadeiro Neubert entrega homenagens ao MB Madureira e esposa “Não há local que melhor represente a carreira desse brilhante Oficial-General. Foi aqui que a identidade do Major-Brigadeiro Madureira foi firmada, apesar de ele ter passado por várias Organizações da FAB. A despedida nem sempre é acompanhada por um sentimento de saudade. Podemos ver tudo isso pela outra face do prisma. Pela face da vitória, dos acertos, da lealdade, do amor à profissão e pelo lado do sentimento de dever cumprido”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Neubert, que entregou lembranças ao militar e à sua esposa, Adriana de Oliveira Pólvoas Madureira.

Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior

Brigadeiro Neubert entrega placa de agradecimento pelos serviços prestadosÉ natural da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Ingressou na FAB em 1982, foi declarado Aspirante a Oficial em 1988 e promovido ao atual posto em março de 2020. Além dos cursos de carreira, é pós-graduado em Gerência de Projetos e em Planejamento Estratégico na Administração Pública. Concluiu 14 cursos operacionais, dentre eles o de Piloto de Patrulha, de Piloto de Transporte Aéreo Logístico, de Piloto de Busca e Salvamento, de Piloto Antártico e de Sobrevivência no Mar e no Gelo. Possui 19 condecorações nacionais e mais de 6 mil horas de voo, em oito tipos de aeronaves.

Em um discurso emocionado, o Major-Brigadeiro Madureira agradeceu pela presença das centenas de militares, amigos e familiares e recordou momentos marcantes de sua vida profissional. “Tenho certeza que o comparecimento de muitas autoridades, companheiros de profissão e de amigos é uma demonstração de carinho e amizade pessoal comigo e com minha família. A escolha da data de despedida também tem um significado muito especial para mim, pois, no dia 23 de janeiro de 1982, meus pais, cheios de orgulho, saíram de Niterói com destino a Barbacena [MG], e me deixaram aos cuidados da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Esse foi o início da realização de um sonho de menino: o de ser piloto da Força Aérea Brasileira”, relembrou.

Fotos: BAGL